QUALISTEELCOAT - Marca de Qualidade Internacional para o Aço Lacado

Artigo da autoria da Eng.ª Alichandra Castro (Eurogalva - Galvanização e Metalomecânica, S.A.), da Eng.ª Margarida Casqueiro (APAL), e do Eng.º Rui Sampaio Abreu (Hydro Aluminium Extrusion Portugal HAEP, S.A.), publicado no número 61 da Revista Metálica da CMM de Março de 2021, sobre a QUALISTEELCOAT como Marca de Qualidade Internacional para o Aço Lacado.

3

 

Apresentamos abaixo transcrição do referido artigo (que pode ser descarregado clicando aqui):

"A APAL - Associação Portuguesa do Alumínio, fundada em 1982, reúne atualmente as principais empresas da indústria de extrusão, anodização, lacagem e decoração de alumínio e ainda a indústria de lacagem de aço e indústrias afins.

Assumindo a defesa dos interesses dos seus associados a APAL é membro efetivo da ESTAL - European Surface Treatment on Aluminium, uma organização sem fins lucrativos constituída por associações nacionais e membros associados que no seu conjunto representam mais de 326 empresas europeias de anodização e lacagem. A sua atividade contribui para encontrar soluções de carácter técnico, económico e ambiental, associadas à produção e utilização das superfícies de alumínio tratadas, apoiando as associações nacionais de empresas de tratamento de superfície de alumínio na solução dos seus problemas específicos à escala nacional. A ESTAL é por sua vez membro da EA, European Aluminium.

A APAL gere em Portugal as marcas de qualidade de tratamento de superfície do alumínio QUALICOAT e QUALANOD. Com a experiência adquirida com estas duas marcas a APAL juntou ao seu portfólio a marca QUALISTEELCOAT em 2006.

As marcas de qualidade QUALICOAT e QUALANOD granjearam distribuição e notoriedade global graças às suas Diretivas se basearem nas normas internacionais relevantes para os tratamentos de superfície do alumínio por lacagem com tintas em pó e por anodização e ainda por a qualidade dos processos e produtos ser inspecionada por entidades independentes e idóneas acreditadas pelas normas ISO.

A QUALICOAT criou a menção SEASIDE que distingue a lacagem passível de suportar condições de exposição marítima e industrial. Já a QUALIDECO aplica-se aos tratamentos com fins decorativos, sendo os mais conhecidos os designados “Efeito Madeira” obtidos por técnicas de sublimação ou aplicação de pó sobre pó aplicados em superfícies de alumínio previamente lacado.

 4

Figura 1. Logótipos das marcas de qualidade QUALICOAT com menção SEASIDE e com QUALIDECO.

A QUALANOD criou as marcas abaixo que melhor se adaptam à utilização a que se destinam os produtos anodizados.

5

Figura 2. Logótipos das marcas de qualidade QUALANOD para anodização arquitetural, anodização decorativa, anodização industrial e anodização dura.

A QUALISTEELCOAT - Marca de Qualidade Internacional para o Aço Lacado, fundada em 2006, está atualmente presente em 18 países, totalizando 89 lacadores possuidores da marca e 102 sistemas de proteção anticorrosiva homologados. A APAL, enquanto sócia fundadora desta marca, alterou os seus estatutos de modo a englobar no seu âmbito as instalações lacadoras de aço. Em Portugal, temos até à data, 3 lacadores com autorização para utilização desta Marca de Qualidade.

O logótipo da QUALISTEELCOAT, evidencia a ambição internacional desta marca desde a sua fundação.

3

Figura 3. Logótipo da Marca de Qualidade QUALISTEELCOAT.

Ao promover a harmonização de requisitos a nível mundial esta marca de qualidade reveste-se da maior importância e dá resposta ao Regulamento de Produtos da Construção (RPC). Este regulamento obriga a que todos os produtos fabricados e destinados a serem incorporados de forma permanente em obras da construção, no mercado interno da União Europeia, possuam marcação CE sempre que exista norma europeia para esse produto. No caso das estruturas metálicas, a norma de referência é a EN 1090, sendo que a parte 2 é específica para as estruturas em aço. Esta norma contém requisitos para a proteção anticorrosiva segundo processos igualmente abrangidos pela QUALISTEELCOAT, sendo que esta é aceite como evidência do cumprimento da norma EN 1090.

 1

Figura 4.1 Exemplos de sistemas QUALISTEELCOAT.

Em cada país a escolha da entidade inspetora e do laboratório de ensaio é da responsabilidade do Licenciado Geral. Em Portugal a APAL, enquanto Licenciado Geral da QUALISTEELCOAT, nomeou o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), para o efeito.

Durante a inspeção, realizada anualmente, é verificado o cumprimento dos requisitos de autocontrolo do processo e do produto acabado realizado continuamente nas instalações. Aleatoriamente são recolhidas amostras para ensaio em laboratório acreditado e, é feita a verificação da existência e cumprimento de procedimentos e metodologias, assim como, de funcionamento e calibração de equipamentos de medição e controlo. Este tipo de inspeção, levada a cabo de uma forma rigorosa, promove a conformidade e rastreabilidade do processo em todas as suas fases e, assegura o cumprimento de forma consistente dos requisitos da marca e a implementação de melhoria contínua nos processos de lacagem do aço.

2

Figura 4.2 Exemplos de sistemas QUALISTEELCOAT.

As diferentes marcas de qualidade aqui mencionadas estão organizadas de forma similar sendo que cada uma delas conta com uma Comissão Executiva, Assembleia Geral, uma Comissão Técnica e Grupos de Trabalho. Todos os Licenciados Gerais se encontram representados através de delegados de empresas nacionais provenientes dos diferentes sectores com relevância para a marca de qualidade em causa.

Garante-se assim heterogeneidade de pontos de vista, conhecimentos e interesses. Neste sentido os Grupos de Trabalho, sendo meramente de caracter técnico estão abertos à inclusão de especialistas independentes cujo aconselhamento é requerido pela Comissão Técnica.

Deste modo é conseguida a total imparcialidade, independência e a essencial troca de conhecimentos em prol do progresso das marcas de qualidade.

As indústrias nacionais que a APAL se orgulha de representar são internacionalmente reconhecidas pelo rigor e competência técnica."