O Alumínio na construção

A melhor relação custo-benefício

O alumínio é um material leve, versátil, resistente e durável que, cada vez mais, está a conquistar um lugar de destaque nas mais variadas aplicações na construção civil. É um material de excelência: é robusto, não deforma, não racha e mantém o seu aspeto e qualidade de acabamento superficial praticamente sem manutenção, para além da lavagem simples.

Hoje já não encontramos o alumínio apenas em caixilharias e telhas. O alumínio tornou-se uma tendência na arquitetura dada a sua enorme versatilidade, aplicabilidade e facilidade de manutenção, refletindo-se inclusive na projeção de custos de uma obra.

As aplicações no mercado da construção são muito variadas devido à capacidade de transformação tanto nas formas físicas (espessuras variáveis, ângulos perfeitos, texturas diversificadas) como nas características mecânicas (plasticidade, resistência, condutividade, recetividade a tratamentos de superfície).

Portas, janelas, fachadas, telhas, sinalética, iluminação, revestimentos, sombreamentos e estruturas de suporte, entre outros produtos em alumínio, são mais leves, duráveis e resistentes à corrosão.

Em média, a vida útil destes produtos é superior a 40 anos, e sem falarmos no facto de que o alumínio pode ser reciclado vezes infinitas.

aluminio na construcao

 

Design aliado à funcionalidade

Por ser versátil, possibilitar variadíssimos acabamentos, promover o uso consciente de energia e proporcionar o melhor isolamento acústico, o alumínio tem sido um dos materiais preferidos das maiores construtoras a nível mundial que investem, cada vez mais, nos "Green Buildings" (edifícios verdes).

Para quem procura construir ou reformar um edifício, é na hora da escolha dos materiais que percebe o quanto a opção alumínio é mais vantajosa.

Quanto a formas e cores, podemos afirmar que para o alumínio o céu é o limite, tantas são as opções de acabamento que o alumínio pode receber.

Designers, arquitetos, projetistas de todo o mundo escolhem o alumínio como o material ideal para as suas criações, uma vez que permite vários tipos de formas e acabamento, não limitando a criatividade e atribuindo um requinte especial a qualquer espaço. O alumínio é para estes profissionais o material ideal para introduzir mais beleza e sofisticação em qualquer espaço num edifício.

O alumínio permite especificar a um profissional especializado a fabricação de um determinado produto de acordo com as suas necessidades para um projeto de construção/reconstrução ou de decoração. Isto é, se pretende uma janela pode adquiri-la de duas formas:

  • Já acabada, com dimensões e tipos padronizados;
  • Ou pedir a um profissional que a produza com determinadas características que se encaixam no projeto.

Vantagens do alumínio

  • Versatilidade de formas, com design simples ou arrojado;
  • Resistência mecânica adequada às aplicações;
  • Leveza;
  • Facilidade de transformação (furação, fresagem, cunhagem, soldadura);
  • Eficiência térmica e acústica, através de soluções isolantes;
  • Manutenção reduzida;
  • Design e cores ilimitadas;
  • Aplicação de grandes superfícies de vidro, graças aos perfis estreitos.
aluminio2 2