Estudos Técnicos

A APAL é o representante para Portugal das licenças de marca de qualidade europeias QUALANOD (Anodização), QUALICOAT (Lacagem), QUALIDECO (Efeitos decorativos) e QUALISTEELCOAT (Lacagem de aço).

O LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, através dos seus especialistas e técnicos, realiza as inspecções periódicas que garantem a qualidade dos produtos, respectivamente sob a responsabilidade da senhora Eng.ª Maria Manuela Salta (Qualanod) e da senhora Eng.ª Ana Paula Rodrigues (Qualicoat, Qualideco e Qualisteelcoat).

Todavia, para além das inspecções para concessão das marcas e das inspecções de rotina para a sua manutenção, o LNEC tem produzido investigação, com base nas amostras fornecidas pelas Empresas associadas da APAL, no sentido de avaliar da eficiência dos métodos utilizados na produção dos revestimentos da superfície do alumínio.

Com este objectivo, o LNEC, publicou o resultado dos estudos realizados pelas Eng.as Isabel Rute Fontinha e Maria Manuela Salta, sob os títulos:

  • "Patologia e Reabilitação das Construções. Materiais - Componentes metálicos na construção. Comportamento à corrosão e sua prevenção" (2004).
  • "Comportamento do alumínio anodizado à corrosão atmosférica. Influência do tipo de colmatagem" (Junho de 2004).

No que se refere ao primeiro dos estudos mencionados, visto que o mesmo versa diferentes metais, junta-se apenas um extracto relativo ao alumínio, no qual se referem, sinteticamente, os dois métodos mais correntes para a protecção da superfície do alumínio.

Relativamente ao segundo trabalho referido, dado que se trata de um estudo exaustivo acerca do valimento de uma das fases da produção do alumínio anodizado, - colmatagem -insere-se a totalidade do estudo, dado o enorme interesse que o mesmo apresenta para os senhores associados do sector da anodização, cuja análise detalhada se aconselha vivamente.

No prosseguimento dos objectivos acima enunciados da valorização dos tratamentos de superfície do alumínio, nomeadamente por anodização a Sr.ª Eng.ª Manuela Salta, com a colaboração da Sr.ª Eng.ª Rute Fontinha, organizou, em 2006, um notável estudo comparativo dos métodos de ensaio do alumínio anodizado, que envolveu a participação de um total de 11 laboratórios de inspecção da marca QUALANOD, dos diversos países da U.E., a que foi dado o título:

Dado o reconhecimento e projecção internacional do estudo anterior, o LNEC, através da Sr.ª Eng.ª Manuela Salta, com a colaboração da Eng.ª Rute Fontinha e do Eng.º Nuno Garcia, foi de novo, convidado pela QUALANOD, a coordenar os ensaios inter-laboratoriais que envolvem a participação dos laboratórios de diferentes países europeus homologados para a realização dos ensaios para a concessão da licença de utilização da marca de qualidade QUALANOD. Os resultados obtidos estão expressos no trabalho que se segue:

Foi ainda elaborado um outro estudo, com a participação dos mesmos investigadores do trabalho anterior relacionado com a avaliação do procedimento do ensaio de colmatagem da oxidação anódica, isento de crómio. 
Com base nos resultados obtidos, é feita uma proposta para que o CEN elabore uma nova norma para o ensaio da perda de massa na avaliação da colmatagem.

No prosseguimento dos diversos estudos que vêm sendo realizados pelos técnicos acima referidos, foi recentemente concluída uma nova investigação relativa à avaliação de um novo método de ensaio de abrasão, cujos resultados estão expressos no trabalho que a seguir se indica:

No seguimento dos estudos que vêm sendo realizados pelos investigadores do LNEC, M. Salta, R. Fontinha e N. Garcia, foram apresentados em Outubro de 2013 os seguintes trabalhos: