O Alumínio

Na construção
A melhor relação custo-benefício

O alumínio é um material leve, versátil, resistente e durável que, cada vez mais, está a conquistar um lugar de destaque nas mais variadas aplicações na construção civil. É um material de excelência: é robusto, não deforma, não racha e mantém o seu aspeto e qualidade de acabamento superficial praticamente sem manutenção, para além da lavagem simples.

Hoje já não encontramos o alumínio apenas em caixilharias e telhas. O alumínio tornou-se uma tendência na arquitetura dada a sua enorme versatilidade, aplicabilidade e facilidade de manutenção, refletindo-se inclusive na projeção de custos de uma obra.

As aplicações no mercado da construção são muito variadas devido à capacidade de transformação tanto nas formas físicas (espessuras variáveis, ângulos perfeitos, texturas diversificadas) como nas características mecânicas (plasticidade, resistência, condutividade, recetividade a tratamentos de superfície).

Portas, janelas, fachadas, telhas, sinalética, iluminação, revestimentos, sombreamentos e estruturas de suporte, entre outros produtos em alumínio, são mais leves, duráveis e resistentes à corrosão.

Em média, a vida útil destes produtos é superior a 40 anos, e sem falarmos no facto de que o alumínio pode ser reciclado vezes infinitas.

Design aliado à funcionalidade

Por ser versátil, possibilitar variadíssimos acabamentos, promover o uso consciente de energia e proporcionar o melhor isolamento acústico, o alumínio tem sido um dos materiais preferidos das maiores construtoras a nível mundial que investem, cada vez mais, nos “Green Buildings” (edifícios verdes).

Para quem procura construir ou reformar um edifício, é na hora da escolha dos materiais que percebe o quanto a opção alumínio é mais vantajosa.

Quanto a formas e cores, podemos afirmar que para o alumínio o céu é o limite, tantas são as opções de acabamento que o alumínio pode receber.

Designers, arquitetos, projetistas de todo o mundo escolhem o alumínio como o material ideal para as suas criações, uma vez que permite vários tipos de formas e acabamento, não limitando a criatividade e atribuindo um requinte especial a qualquer espaço. O alumínio é para estes profissionais o material ideal para introduzir mais beleza e sofisticação em qualquer espaço num edifício.

O alumínio permite especificar a um profissional especializado a fabricação de um determinado produto de acordo com as suas necessidades para um projeto de construção/reconstrução ou de decoração. Isto é, se pretende uma janela pode adquiri-la de duas formas:

  • Já acabada, com dimensões e tipos padronizados;
  • Ou pedir a um profissional que a produza com determinadas características que se encaixam no projeto.
Vantagens do alumínio
  • Versatilidade de formas, com design simples ou arrojado;
  • Resistência mecânica adequada às aplicações;
  • Leveza;
  • Facilidade de transformação (furação, fresagem, cunhagem, soldadura);
  • Eficiência térmica e acústica, através de soluções isolantes;
  • Manutenção reduzida;
  • Design e cores ilimitadas;
  • Aplicação de grandes superfícies de vidro, graças aos perfis estreitos.
na indústria
Uma escolha para a vida

O alumínio está presente nos mais diversos segmentos da indústria:

  • Bens de consumo;
  • Móveis;
  • Portas e janelas;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Automóveis, comboios, aviões, construção naval e plataformas petrolíferas;
  • Engenharia em geral;
  • Engenharia eletrónica;
  • Energias renováveis (painéis solares, geradores eólicos, etc.).

As possibilidades de aplicação do alumínio aos produtos mais elementares do nosso quotidiano são imensas, dada a sua leveza, durabilidade e reciclabilidade. Não é em vão que é cada vez mais a opção da indústria para a construção de uma vida melhor para as futuras gerações.

A indústria dos transportes é exemplo disso mesmo. Muito mais leve do que outros materiais, o alumínio reduz o peso total dos veículos. E, desta forma, reduz o consumo de combustível, o desgaste das peças e, principalmente, a emissão de gases poluentes. E, uma vez mais, todos os componentes em alumínio podem ser reciclados infinitamente. Mas quem compra um veículo com mais alumínio não está apenas a economizar combustível, a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa ou a aumentar a vida útil de pneus, peças e pavimentos.

O alumínio também tem a capacidade de absorver duas vezes mais a energia de impacto numa colisão e oferece o dobro da resistência quando comparado com o aço. Não é à toa que os veículos com elementos de segurança em alumínio, como os para-choques, são considerados mais seguros.

O alumínio é, sem dúvida, o parceiro ideal quando se procura aliar segurança, economia e performance à sofisticação e conforto.

O alumínio é simultaneamente maleável e resistente, pelo que a indústria aproveita esta importante característica para produzir as mais diversas peças conjugadas com outros materiais. Facto que, aliado à possibilidade de receber inúmeros acabamentos, torna ainda mais fácil criar produtos modernos e duráveis.

na decoração
À medida de cada necessidade

O uso de alumínio na decoração é uma realidade incontornável. Seja na sua cor natural ou em diversas cores e acabamentos, o alumínio está presente em vários acessórios que aliam design moderno à funcionalidade.

A leveza, a durabilidade e a versatilidade do alumínio nas mais diversas aplicações tornam-no num metal insuperável.

Os produtos em alumínio são muito diversificados e podemos encontrá-los das mais diversas formas, cores e feitios nas lojas de materiais de construção e decoração.

Mas podemos também personalizá-los, isto é, solicitar a um profissional especializado um determinado produto à medida, de acordo com as necessidades de qualquer projeto.

Seja na caixilharia de portas e janelas, gradeamentos, telhas, chapas, até móveis, tudo pode ser produzido à medida. E com a vantagem suplementar de economizar material e até mesmo reduzir o custo final de uma obra.

Além disso, o alumínio é um material muito versátil que pode ser projetado para receber uma ampla gama de acabamentos: lacagem, anodização e decoração em inúmeras cores e padrões, nas mais diversas dimensões, possibilitando soluções criativas de design.

Mais: janelas integradas com persianas, por exemplo, permitem um grande aumento de luminosidade, garantindo conforto térmico e acústico.

Ou ainda, perfilaria de alumínio de reduzidíssimas dimensões, que permite o suporte estrutural do vidro, mas que é praticamente invisível, criando amplas superfícies vidradas.

Alumínio no dia-a-dia
Uma escolha consciente

Com preços acessíveis e vantagens insuperáveis, podemos decorar as nossas casas com alumínio, tornando ainda melhor o nosso dia-a-dia. Não é só em cima do nosso fogão que o alumínio é útil.

O alumínio é facilmente maleável, o que desperta a criatividades dos designers. É por isso que ao olhar à nossa volta observamos diversas formas, em diversos tamanhos e feitios. Com a vantagem adicional de todos os utensílios em alumínio serem 100% recicláveis.

A mesma sofisticação e funcionalidade que o alumínio oferece às nossas cozinhas podemos também encontrar nos objetos do nosso dia-a-dia. O alumínio dura muito, é resistente e muito bonito.

Armários, prateleiras, mesas, cadeiras, objectos de decoração, além de lindos, são fáceis de limpar. Com tantas vantagens é impossível não escolher o alumínio para a nossa decoração.

O alumínio contribui imenso para a beleza e conforto de qualquer espaço. Encontramos alumínio no requinte dos móveis e objetos de decoração, mas também nos LCDs, plasmas, aparelhos de DVD, nas luminárias, computadores, telemóveis. O alumínio está presente em todos os detalhes. Nas molduras, puxadores dos armários, nas maçanetas das portas. Nos projetos mais modernos podemos encontrar o alumínio como revestimento para pisos e paredes. Para além de práticas, as embalagens de alumínio podem constituir segurança. Alimentos, bebidas, medicamentos, cosméticos, etc., etc…. ficam muito mais protegidos e seguros quando embalados em alumínio.

Como não enferruja e é uma verdadeira barreira contra a luz, o oxigénio, a humidade, o odor e as impurezas externas, o alumínio aumenta a vida útil dos produtos, evitando também a sua contaminação. Sem esquecermos que o alumínio é igualmente um excelente condutor térmico. Hoje, o consumidor tem à sua disposição as mais variadas soluções em alumínio que levam requinte e beleza às suas casas.

Quais as vantagens
Porquê escolher o Alumínio?

Flexível e versátil: apropriado para todas as necessidades e estilos arquiteturais.

Leve: um dos atributos mais importantes do alumínio é a leveza.

Resistente e durável: Resistente e durável: quando recebe com um tratamento de superfície de qualidade, de acordo com as normas internacionais Qualicoat (lacagem), Qualanod (anodização) ou Qualideco(decorativos), o alumínio é resistente a todas as condições climatéricas, sendo forte (mas ligeiro) – o ideal para grandes estruturas, não necessitando de manutenção regular. É uma excelente opção para quem deseja gastar pouco em manutenções.

Inovador e acessível: sem perder nenhuma das suas características, o alumínio compõe os mais diversos produtos (dos mais simples aos mais sofisticados) destinados a todos os públicos.

Prático e eficaz: é a melhor opção para quem quer, no dia-a-dia, ter uma vida prática.

Seguro: só um material absolutamente seguro pode embalar produtos tão importantes para a vida das pessoas (medicamentos e alimentos).

Condutor térmico e isolante acústico: possibilita um elevado conforto térmico e acústico, com rutura térmica quando combinado com outros materiais.

Potenciador do uso consciente e racional de energia: seja no aquecimento, seja no arrefecimento dos edifícios.

Moderno e bonito: é o material do nosso tempo. Mesmo sendo já bonito na sua cor natural, o alumínio pode ser polido, anodizado, lacado ou decorado, seja em acabamentos tradicionais ou lacados com efeito madeira ou outros para o mercado da renovação.

Campeão da reciclagem: tudo o que é feito de alumínio é infinitamente reciclável.

100% reciclável

Tudo à nossa volta tem alumínio. Desde as panelas, às janelas, passando pelos aviões, comboios, automóveis, bicicletas, até aos telemóveis, computadores e produtos de decoração, bricolage, jardim, mobiliário, bijuteria e acessórios de moda, embalagens, etc.

Para dar resposta aos constantes desafios tecnológicos e sociais, arquitetos e projetistas estão permanentemente à procura de novos conceitos para o desenvolvimento dos seus projetos. E, aqui, o alumínio, graças às suas incomparáveis características, tem um papel determinante na projeção de construções sustentadas e integradas no conceito ambiental.

Os produtos produzidos com alumínio têm uma vida útil elevada, dada a sua resistência à corrosão. Sendo o alumínio 100% reciclável, sempre que o utilizarmos estaremos a contribuir para a diminuição da quantidade de lixo produzida no planeta.

Assim sendo, o alumínio ajuda a:

  • Reduzir a emissão de gases de efeito de estufa;
  • Economizar o gás de cozinha;
  • Construir edifícios mais ecológicos;
  • Aumentar a segurança alimentar;

E sempre que optarmos pelo alumínio, estaremos a contribuir para uma vida mais segura e com maior conforto.

O alumínio é, de facto, o metal da sustentabilidade. Quanto mais utilizado, mais ajuda a preservar o nosso planeta para as gerações futuras!